O mês de maio é dedicado à conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIs), dentre as quais destacam-se Crohn, retocolite e diverticulite. Para reforçar a importância do diagnóstico precoce para um tratamento adequado, o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoverá programação alusiva à temática. Diversas atividades serão realizadas na segunda-feira (30), às 11h30, e na terça-feira (31), às 9h.
No primeiro dia, será ministrada uma palestra destinada à equipe multiprofissional com o tema Terapia Nutricional em Doenças Inflamatórias Intestinais. “O objetivo é discutir ações direcionadas a pessoas acometidas por condições afins e debater as melhorias observadas a partir de uma atenção especializada”, explica a coordenadora de Nutrição do HGCC, Goreth Lotif.
No segundo dia, a ação buscará envolver pacientes, profissionais e acompanhantes. Na ocasião, será distribuído material informativo e realizada conscientização sobre as doenças, incluindo detalhes relacionados à dieta nutricional adequada ao tratamento.
Durante o evento, a unidade disponibilizará, ainda, mesas expositoras com avaliação nutricional, incluindo aferição de peso, altura, índice de massa corporal (IMC) por estadiômetro e balança. Haverá orientação sobre alimentos protetores do intestino, além de dinâmicas lúdicas para esclarecer mitos e verdades sobre o assunto.
Realização
O evento reúne esforços do HGCC por meio do Centro de Nutrição e Dietética (Cenud). De acordo com Lotif, os pacientes do equipamento internados com alguma dessas doenças são contemplados com ações diretas, orientações diárias à beira do leito, além de direcionamentos no momento da alta.
“Os nutricionistas conversam com o paciente para uma educação alimentar. As dietas são direcionadas à patologia. Percebemos com maior predominância a doença de Crohn e retocolite ulcerativa”, diz.
Fonte: GovernodoEstado-Ceará